Síndrome do Narcisismo

Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem. O termo “narcisismo” vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida.

O conceito de egoísmo excessivo tem sido reconhecido ao longo da história. Na Grécia antiga, o conceito foi entendido como arrogância.

narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso e ambos derivam da palavra grega narke (“entorpecido”), de onde também vem a palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.

Sintomas mais comuns de um Narcisista

1. Irritação, nervosismo e reação até agressiva quando contrariado são sintomas comuns entre pessoas narcisistas, já que não lidam bem com frustrações e rejeições por terem ego inflado.
  • Desobediência proposital a ordens e desconforto ao ser repreendido.
  •  Discordar sempre das orientações que recebem e, por se acharam acima dos melhores, raramente admitem erros e preferem culpar os outros por equívocos ou coisas que dão errado.
  • Normalmente arrogantes, não se constrangem em cometer atitudes abusivas com subordinados ou pessoas próximas.
  • A necessidade constante de ser o centro das atenções é marca registrada dos narcisistas.
  • Ambiciosos e com dificuldade em ter empatia, são capazes de tudo para obter o que desejam, mesmo que signifique prejudicar todos.
  • São auto-centrados e prepotentes.
  • Procuram atenção constante e admiração.
  • Consideram-se melhores do que outros.
  • Exageram os seus talentos e realizações.
  • Acreditam que eles têm direito a tratamento especial.
  • São facilmente feridos, mas podem não mostrar.

Evangelho Narcisista

A história é bem antiga e parece um pouco fictícia também, mas ao se aplicar a nossa realidade deixa claro e evidente temos traços completamente reais de que o “Transtorno Narcisismo” aconteceu e ainda acontece em nosso meio, pois esse é um tipo de atendimento comum nos consultórios de psicanálise.

Sem se dar conta, convivemos com uma sociedade que têm esse transtorno de personalidade.

Tomando como base o que disse Jesus:

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo –  Mateus 22;39”

Paulo em sua epistola aos Coríntios também foi enfático:

“Sejais os meus imitadores, assim como sou de Cristo. I Co 11;1

Através desses registros fica claro que o Evangelho de Cristo é:

“Sermos um canal de bênção para todos em todo o mundo”

Só que a nossa realidade está muito distante disso. Pois, o cenário que presenciamos hoje é típico de um evangelho com transtorno de personalidade, Diagnosticado como:

“Síndrome de Narcisismo”

E quais são os diagnósticos de uma pessoa acometida pelo Narcisismo?

Refutação: Egoísmo e não propenso a mudar de vida por causa da verdade que é pregada “Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará” João 8;32

• Desobediência proposital a ordens e desconforto ao ser repreendido.

Refutação: Nunca aceita ser corrigido e faz questão de mostrar total desprezo e sair falando (Pastor não manda na minha vida eu faço o que eu quero e achar melhor )”

Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17

Refutação: Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor DEUS dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar.

Jeremias 50:31

Isso é típico de arrogância Pessoas arrogantes e pretensiosas são mecanismos de autodestruição

E melhor ser feio e ser humilde, do que ser bonito e arrogante!

Refutação: Isso são pessoas de caráter duvidoso e o pior de tudo que sua sagacidade eles enganam a si mesmo.

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.  Apocalipse 22:15

Refutação: Blaise Pascal – Filosofo, matemático, físico, teólogo afirmou: Cristo é o centro de Tudo

O meu povo perece por falta de conhecimento – Oséias 4;6

• São auto-centrados e prepotentes.
  • Procuram atenção constante e admiração.
  • Consideram-se melhores do que outros.
  • Exageram os seus talentos e realizações.
  • Acreditam que eles têm direito a tratamento especial.
  • São facilmente feridos, mas podem não mostrar.

Alex G. Ramos