Cristologia – Qual o significado de Unigênito

INTRODUÇÃO

Aparentemente, parece apenas um termo usado para designar um título, mas a realidade dessa nomenclatura foi um dos motivos que levaram os judeus a matarem Jesus.

E, ainda hoje serve para nós, não só como motivo de estudo histórico, mas também como fundamento bíblico para conhecermos a Jesus Cristo e para desfazermos qualquer mentira a cerca de outras divindades que se nomeiam nos dias atuais.

É bom, não confundirmos a palavra “PRIMOGÊNITO” com “UNIGÊNITO” ambos parecem homônimos, mas não são.

Objetivos

Aprender que: Cristo nunca foi nascido e nem criado.

Apontar as diferenças:e significado dos termos.

Apresentar:Cristo como único filho de Deus.

Desintoxicar:Os pensamentos acerca de que: Maria é Deus.

Manter: a igreja na crença da Deidade e combater o Politeísmo.

A praticar

• Somente Cristo pode ser chamado filhoUnigênito de Deus.

• A religiosidade não permitiu que os judeus analisassem Cristo com mais cautela.

JESUS, FILHO UNIGÊNITO DO PAI

Como está registrado nas sagradas escrituras, um motim por causa da afirmação de Jesus quando disse:

Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.João 5:18

Um pouco de história judaica

Durante muitos anos o povo judeu fez muitas conquistas, por diversos reinos e povos, os judeus como vemos na bíblia a trajetória dos judeus é marcada por muita escravidão, por isso eles desejavam sempre a sua liberdade patriota. As escrituras falam de um messias que reestabeleceria o trono de Davi, a parti dessa profecia os judeus estavam aguardando um rei que reunificaria o povo judeu e que aniquilaria a liderança dos romanos.

Nesse cenário aparece Jesus anunciando um reino celestial e dizendo que era o messias, e ainda mais o filho único de Deus!Isso fez com que os Judeus ficassem loucos de raiva desde então procuravam motivos para matá-lo.

Qual o significado de “unigênito”?

Uma palavra de derivado do latim “unigenitus”nas escrituras essa palavra traduzida do grego “monogenes” como podemos ver em: Hebreus 11:17 – João 1;14 –I João 4;9 – Lucas 7;12.

Devemos ver que o temo original grego não explicita apenas nascimento ou criação, mas também único da espécie, único existente, único do tipo. Portanto essa expressão aponta para a divindade de Cristo como sendo o único vindo de Deus.

Observe que: eu posso criar um carro, uma casa, uma obra de arte, mas não posso gerar uma casa e nem um carro, eu gerei um biotipo da mesma espécie minha. Embora Jesus nascido de Maria foi gerado pelo Espirito Santo, ouseja, mesmo assumindo corpo humano Jesus era geração divina, vinda de Deus.

Muito diferente de Maria que possuía maternidade totalmente terrena, por isso não pode receber o título de “Santa Maria mãe de Deus”, e sim de “Maria mãe de Jesus”. Porque Maria foi criação de Deus e não geração de Deus.

Com vemos em gênesis 1:26 – “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”

Conforme gênesis 2:21 – a mulher foi gerada do homem, da costela de Adão, e Adão foi feito do pó da terra, sou seja somos criaturas de Deus feitas da matéria pó e costela. Logo, somos filhos de Deus por adoção e não por paternidade ou geração divina.

Efésios 1

5- Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6- para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,

7 – no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

Conclusão

Jesus Cristo não foi criado e nem gerado Ele é a eternidade, antes de Maria nascer Cristo já existia. Ver João 1.

Glossário

Primogênito:adjetivo substantivo masculinoque ou aquele que nasceu primeiro; o primeiro filho de um casalPrimogênito é o termo utilizado para designar o primeiro filho de um casal, também conhecido como o filho mais velho, em relação aos seus irmãos consanguíneos.O filho primogênito é sempre o primeiro que nasce a partir da união de um casal, em oposição ao filho caçula, que é a última criança que foi concebida por estes pais.

Unigênito:adjetivo * único gerado.”Jesus é o filho de Deus”substantivo masculinofilho único.Unigênito significa literalmente “único gerado”. Por exemplo, para um casal que só tem um filho, esse filho é seu unigênito. Assim, o unigênito é o único que procede de seus pais.

Unigênito quer dizer filho único e primogênito, primeiro filho, ou seja para ser primogênito precisa que tenham outros filhos. Unigênito éúnico, Jesus é o único filho de Deus, primogênito é o primeiro, Caim era o primeiro filho de Adão.